SIGA-ME

SIGA-ME

Seguidores da revista

Clima Tempo

Atenção

* A Revista Esperançanossa- não formula notícias, artigos ou vídeos, salvo quando os mesmos são citados como criação própria. Todas as nossas publicações são reproduções fiéis de sites de terceiros. Sendo assim, o conteúdo e/ou opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores, cujas informações estão contidas nos links da fonte, e não refletem, necessariamente, a opinião da Revista Esperançanossa

sexta-feira, 10 de junho de 2016

PORQUE MUITOS CRISTÃOS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - EBD?


As muitas pesquisas realizadas mostram que a frequência da Escola Dominical não é das melhores. Recentemente vi uma pesquisa realizada por uma editora, que a frequência dos cristãos a Escola Bíblica de um das grandes denominações evangélicas do Brasil é menos de 40% do total de fieis que fazem parte da mesma. Porém, pasmem, pois essa pesquisa ainda é animadora diante de situações ainda mais caóticas espalhadas pelo nosso país. Conheci uma igreja que menos de 15% todo total de pessoas que fazem parte da igreja não frequentam a Escola Bíblica. Diante desse quadro e entendendo o valor do Estudo Bíblico, sendo ele o caminho para que tenhamos uma vida espiritualmente saudável, nos perguntamos: PORQUE MUITOS  CRISTÃOS NÃO FREQUENTAM A EBD?

Nesse artigo veremos os motivos mais comuns da falta de frequência da Igreja na Escola Bíblica e discutiremos juntos os caminhos para resolver cada questão.

1º - O DIA DA EBD
Para muitas pessoas que não frequentam a EBD, o motivo esta no dia. Domingo é dia de Escola Bíblica, mas para muitos, domingo é dia de trabalhar, cozinhar, lavar, dormir até mais tarde, se divertir e etc. Sejam ou motivos justos ou não, é um dos problemas apresentados pelos ausentes a EBD.

COMO RESOLVER: Nessa situação duas atitudes podem ser tomadas. Primeiro, mostrar a Igreja que vale sim apena fazer um esforço, abrindo mão de algo ou ainda se reprogramando, para estarem nos domingos pela manhã na Escola. Em segundo lugar, a direção da EBD pode criar uma Escola Bíblica num outro dia da semana, visando abençoar aqueles que não podem estar nos domingos.

2º - O HORÁRIO DA EBD
Quantos são os irmãos e irmãs (em especial elas) reclamam principalmente do horário de encerramento da EBD. Essa reclamação se dá devido os compromissos domésticos e familiares que ainda tendem a se cumprirem após a EBD. Com isso muitos desistem de ir a Escola, pois já tem aquela ideia que o pastor terminara a Escola tarde. É preciso ficar atento, pois esse também é um ponto que merece toda a nossa atenção, já que desejamos que um maior número de pessoas frequente a Escola Bíblica.

COMO RESOLVER: Analise qual a realidade das pessoas que frequentam a EBD. Nesse caso, deveremos também dar uma atenção especial as irmãs que tem atividades do lar para concluírem. Fato que se torna mais relevante ainda, quando os maridos não são cristãos. Por isso vale o bom senso ter um bom horário de inicio e encerramento da Escola Bíblica.

3º - POR FALTA DE ESTRUTURA
São salas quentes, úmidas ou ainda a falta delas. Seja por falta de valorização da EBD ou pela estrutura física da Igreja ainda em processo de construção, gerando assim o improviso, muitas vezes nos lugares mais desconfortáveis possíveis. Em casos mais extremos, as classes são distribuídas dentro do próprio templo, gerando ruídos que resulta na falta de concentração e absorção do conteúdo.
Falta de estrutura é igual à evasão escolar!

COMO RESOLVER: Diante desse gigantesco problema, uma das ações (que diga de se passagem não é nada fácil) é o investimento financeiro na construção de espaços para a realização da EBD. Caso isso ainda não seja possível, vale apena analisar ao redor e observar outras possibilidades, como uma casa vazia próximo a igreja, uma praça, escola ou ainda outros espaços que possam servir como classes provisórias na própria igreja. 

4º - PORQUE O PROFESSOR É CHATO
Quando ouvimos essa justificativa daqueles que não frequentam a EBD, na verdade eles estão querendo dizer que o professor não tem conhecimento bíblico, não tem criatividade, não tem estratégias de didática, não abre espaço para ouvir os alunos, é antipático e etc. Esse é um dos grandes motivos que tem levado muitas pessoas a não frequentarem a EBD; a falta de preparo do professor.

COMO RESOLVER: Primeiro vale apena pensar ser esse é realmente o dom do irmão, depois acredito que o investimento na capacitação dos professores, acompanhado de boas orientações, sejam os caminhos para a solução do problema.

5º - FALTA DE CRIATIVIDADE
Como já foi dito, um dos maiores erros cometidos na EBD é a rotina. Servimos um Deus super criativo, sendo assim acredito que seja também sua vontade que seus servos se utilizem dessa recurso. E segundo Sua orientação, fazer de nossas Escolas um lugar é alegria, vibração, de divertimento sadio. Mas lembre-se, sempre a PALAVRA DE DEUS deve e deverá ocupar seu lugar de primazia, pois sem ela, tudo não passará de uma mera reunião divertida.

COMO RESOLVER: O primeiro passo é abrindo mão da resistência a mudança. Logo depois, pedindo orientações e ideias ao Senhor para apresentar sua Palavra de forma mais dinâmica.

DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE: Peça orientação a Deus, seja uma pessoa bem informada, observe o seu redor, seja curioso, seja um bom leitor, converse com outras pessoas, anote suas ideias, tenha coragem de aplicar as ideias, adapte as ideias conforme a sua realidade, explore suas próprias habilidades, ideias e experiências e caixa de sugestões.

IDÉIAS: Realize a EBD em um lugar diferente pelo menos de dois em dois meses, trabalhe focado em metas e objetivos, premie os alunos que mais frequentes, promova uma competição entre as classes, faça uma Escola diferente no final de cada lição, realize uma campanha voltada para EBD, promova um café da manhã uma vez por mês. 

6º - FALTA DE MARKETING DA EBD
Quando eu me refiro à falta de marketing, me referindo à falta de divulgação da IMPORTÂNCIA DA EBD. Visto que muitos irmãos ainda não compreenderam que a Escola Dominical, não mais uma atividade da Igreja, mas segundo a minha opinião a mais importante de todas. Pois, é um momento separado especificamente para os estudos das escrituras e como já afirmamos é ela que fará toda a diferença em nossas vidas.

COMO RESOLVER: Compreenda a necessidade de divulgação da Escola Bíblica, mesmo que dentro da própria comunidade. Essa ação é de fundamental importância para que sempre estejam lembrando da importância da mesma.

IDÉIAS: Cartaz, banner, marcador de Bíblia, culto especial, camisas personalizadas, imas de geladeiras, faixas, redes sociais, mensagens de celulares, teatro, uma mensagem, um simpósio de Escola Dominical, calendário e etc.

7º - FALTA DE FOME PELA PALAVRA
Eis o maior de todos os problemas da falta de frequência dos cristãos a Escola Bíblica. Infelizmente muitos são os irmãos que ainda não compreenderam o valor do estudo da Palavra de Deus. Não são como os bereanos que com toda a fome espiritual receberam a Palavra de Deus por intermédio do apóstolo Paulo (At. 17.11). Ainda não perceberam que vale apena todo esforço possível para estarmos diante das Sagradas Escrituras, sendo ela a fonte de vida. Assim, não importa o que fazemos pela EBD, ela nunca será valorizada e frequentada, se não atingirmos o inimigo principal – A FALTA DE FOME DA PALAVRA DE DEUS.

COMO RESOLVER: Dois são os caminhos: Ore para que o Espírito Santo faça acender a chama do interesse pela Palavra e ministre aos corações dos irmãos o valor da Palavra na vida do cristão.

Fonte:http://lardocelar.org/porque-a-escola-biblica-dominical-esta-morrendo/
subfonte:http://marciocandido2013.blogspot.com.br/
Postar um comentário

Comentarios