SIGA-ME

SIGA-ME

Seguidores da revista

Clima Tempo

Atenção

* A Revista Esperançanossa- não formula notícias, artigos ou vídeos, salvo quando os mesmos são citados como criação própria. Todas as nossas publicações são reproduções fiéis de sites de terceiros. Sendo assim, o conteúdo e/ou opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores, cujas informações estão contidas nos links da fonte, e não refletem, necessariamente, a opinião da Revista Esperançanossa

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

‘O líder é um pastor de ovelhas’ e outras lições para carreira do chefão do Magazine Luiza Marcelo Silva, diretor de uma das maiores redes varejistas do país, divide aprendizado de quase 50 anos em livro

  Marcelo Silva, CEO da rede Magazine Luiza

Com quase 50 anos de carreira no varejo, o economista Marcelo Silva acumula feitos expressivos. Em 2002, assumiu o cargo de diretor superintendente da rede Pernambucanas quando a empresa passava pelo seu pior momento. Na ocasião, as 238 lojas da rede tinham faturamento anual de cerca de 1 bilhão de reais, valor que não crescia havia vários anos. Seis anos depois, as cifras já atingiam 4,2 bilhões de reais.

Desde 2009, Silva está à frente do Magazine Luiza, que possui mais de 700 lojas e é uma das maiores redes de eletroeletrônicos e móveis do país. Recentemente, ele lançou o livro O Que a Vida Me Ensinou – Sempre Vale a Pena Acreditar e Apostar nas Pessoas (Editora Saraiva, 175 páginas, 29,90 reais), em que conta um pouco da trajetória pessoal e profissional e compartilha lições de gestão e liderança. Confira a seguir trechos da obra.


1. Para liderar, é preciso gostar de pessoas




(Thinkstock/VEJA/VEJA)




"Posso dizer que algumas pessoas já nasceram talhadas para liderar. Desde crianças, são curiosas, observadoras, perspicazes, empreendedoras e persuasivas. Porém, liderança também é algo que se aprende e que se aprimora ao longo da vida. Há habilidades técnicas que ajudam nesse processo. No caso do mundo corporativo, é fundamental que o profissional conheça o produto, o equipamento e o mercado. No entanto, o melhor líder é aquele que, de modo genuíno, gosta de pessoas e se predispõe a desvendar os enigmas da cultura dos liderados."

2. Inspirar e motivar: eis a receita


(Thinkstock/VEJA/VEJA)

"Diretores e gerentes monitoram e supervisionam. Mas só se convertem em líderes de verdade se inspiram e motivam. (...) O líder inspira e motiva. Ele indica o destino e as pessoas trilham o caminho. Os liderados não seguem a pessoas físicas, mas seus conselhos (direcionamento). O líder é como um pastor de ovelhas e cuida para que sigam todas na mesma direção. Se uma delas se desgarra, ele verifica se está ferida ou se tem fome. Ele a acode e põe no rebanho. Isso somente é possível para quem serve na retaguarda. Se o pastor fosse à frente, deixaria muitas ovelhas pelo caminho."
Fonte;VEJA
Postar um comentário

Comentarios