SIGA-ME

SIGA-ME

Seguidores da revista

Clima Tempo

Atenção

* A Revista Esperançanossa- não formula notícias, artigos ou vídeos, salvo quando os mesmos são citados como criação própria. Todas as nossas publicações são reproduções fiéis de sites de terceiros. Sendo assim, o conteúdo e/ou opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores, cujas informações estão contidas nos links da fonte, e não refletem, necessariamente, a opinião da Revista Esperançanossa

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Microfone de Eletreto

microfone de eletreto, também chamado de microfone de condensador  é um tipo de microfone que funciona tendo como base a capacitância e a eletrostática.
Desde a década de 1920 se conhecia o microfone usando elemento de condensador,  mas só em 1961 se tornou viável com a invenção de um tipo de folha eletreto, uma fina folha de Teflon metalizado,  criada por James West e Gerhard Sessler .

Microfone de Eletreto

O microfone de eletreto abriu uma nova janela para novos inventos na eletrônica, este tipo de microfone pertence a  família dos microfones eletrostáticos, eles tem uma grande diferença sobre os microfones magnéticos ( dinâmicos ), estes microfones necessitam de uma alimentação externa.
Com a facilidade de construção do microfone de eletreto, logo ele se popularizou e tornou-se o tipo mais comum de microfone, superando os microfones dinâmicos, pois entre suas qualidades tinha alta fidelidade de som, resistência mecânica, tamanho que permitia seu uso como microfone de lapela, sua sensibilidade tornava possível estar embutidos em pequenos gravadores de som e outros dispositivos de áudio.
Existe uma grande controvérsia, mas a maioria dos profissionais de som, afirmam que o microfone de eletreto é ótimo para quem quer um som de alta fidelidade, pois tem a capacidade de responder praticamente estável em toda a faixa de freqüência de áudio.
O microfone de eletreto tem outras virtudes, como a baixa tensão de funcionamento, menos que 2 Volts e  tem um consumo de aproximadamente 1mA.
Microfone de Eletreto funcionamento
Basicamente o funcionamento do microfone de eletreto é simples, o som passa por uma pequena abertura no microfone, essa abertura é protegida por um tecido fino para evitar entrar sujeiras como poeira que afetariam o funcionamento.
Ao entrar, o som provoca a vibração de uma fina folha metalizada ( folha de mylar ) que é carregada permanentemente em relação a terra da carcaça do microfone , dai o nome  “eletreto”.
microfone de eletreto
Sendo que as cargas elétricas permanentes do eletreto se altera toda vez que sofrem deformações mecânicas que é causada pela movimentação das ondas sonoras.
Vou explicar o capacitor do microfone, imagine um capacitor, que tem uma placa fixa e a outra placa é uma folha de plástico muito mais fino e leve, revestida com uma finíssima camada de metal condutor que é capaz de  vibrar com as ondas sonoras mais brandas.
Quando ocorre essa vibração da placa fina, a capacitância é alterada e ocorre uma variação da carga elétrica armazenada nas placas, esta variação das cargas elétricas resulta num sinal.
A vibração causada pelo som  altera a indução elétrica do “capacitor” (capacitor formado por uma membrana e o eletreto) que está conectada no terminal de gatilho de um pequeno transistor de efeito de campo no interior do microfone.
microfone de eletreto
O transistor FET recebe este pequeno sinal elétrico e amplifica, o sinal então amplificado sai pelo pino de dreno do transistor que está na saída do microfone de eletreto.
microfones de eletreto
Existem basicamente dois tipos de microfones de eletreto, os que são polarizados internamente e os que são polarizados externamente, já fisicamente se diferem por ter dois ou tres terminais.

Microfone de eletreto de dois terminais – Polarização externa


microfones de eletreto

Os microfones de eletreto com polarização externa tem apenas dois terminais, um é a saída e alimentação +VCC e o outro terminal é o -VCC.
A polarização do microfone de eletreto é feita através do circuito descrito abaixo.
ligando microfone de eletreto
O capacitor usado neste circuito pode variar entre 100nF a 10uF, isso depende do circuito eletrônico do amplificador de áudio e de outros fatores como sobre frequência de áudio.

Microfone de eletreto de três terminais  – Polarização interna

microfone de eletreto
Os microfones de eletreto com polarização interna tem três terminais, um é a saída de áudio, outro é a alimentação +VCC e o outro é o terminal do -VCC. Este tipo de microfone de eletreto já não é tão comum, mas ainda pode ser encontrado.
Fonte:http://blog.novaeletronica.com.br
Postar um comentário

Comentarios