quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Chefe da Marinha diz que Brasil enfrentou “três guerras mundiais” com EUA Ilques Barbosa Junior confirmou, também, que Bolsonaro desistiu da base militar americana no Brasil

Brasília — O novo comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Junior, afirmou nesta quarta-feira (9), durante sua posse que o Brasil enfrentou “três guerras mundiais” ao lado dos EUA.
“Menciono a presença do representante do almirante John Richardson, chefe de operações navais da Marinha dos EUA, e do almirante Sean Buck, comandante da quarta esquadra e forças navais do comando do sul dos EUA. Estivemos juntos em três guerras mundiais e é essa parceria que estamos dando continuidade”, disse em seu discurso.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Barbosa explicou que se referia à Guerra Fria ao falar em “terceira guerra mundial”.
“Eu não disse isso. Eu disse do ponto de vista histórico. A história diz que nós passamos a 1ª Guerra Mundial […] a Marinha participou em apoio aos aliados. Na 2ª Guerra Mundial, a Marinha do Brasil, o Exército brasileiro e a Força Aérea Brasileira, nós combatemos do lado dos aliados, em prol da democracia contra a tirania. E durante a Guerra Fria, nós estávamos de um lado”, respondeu ao ser questionado sobre a que se referia.

Base militar

De acordo com o novo chefe da Marinha, o presidente Jair Bolsonaro tirou de pauta a instalação de uma base militar dos Estados Unidos no Brasil.
“Com relação ao assunto base militar, o senhor presidente já falou que não está na pauta. Esse é um tema do âmbito político, e o meu âmbito é o preparo e emprego da força”, afirmou o almirante, nomeado hoje durante cerimônia no Clube Naval, em Brasília.
“Na verdade, esse assunto o Congresso Nacional, sua excelência o presidente da República conduz no nível político, nós conduzimos no nível Forças Armadas e isso está sendo feito.”
O almirante Ilques disse que a Marinha já tem parceria militar com os Estados Unidos e que, portanto, esse “não é um tema que se impõe”.
Ele citou operações conjuntas com a armada dos EUA por meio da 4ª Esquadra, vinculada ao Comando Sul americano, responsável pela área do Caribe e América do Sul.
FONTE:https://exame.abril.com.br/

0 comentários:

Atenção

* A Revista Esperançanossa- não formula notícias, artigos ou vídeos, salvo quando os mesmos são citados como criação própria. Todas as nossas publicações são reproduções fiéis de sites de terceiros. Sendo assim, o conteúdo e/ou opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores, cujas informações estão contidas nos links da fonte, e não refletem, necessariamente, a opinião da Revista Esperançanossa

Comentarios